terça-feira, março 13, 2007

Pelo rádio...


Ontem, uma mensagem que ouvi na rádio caiu como uma luva para mim, porque tem muito a ver com o meu pavio curto, ou melhor, com a falta dele. O comentarista dizia que só temos culpa direta por 10% das coisas desagradáveis que acontecem nas nossas vidas, os outros 90% são apenas resultado da nossa postura diante das situações. Ele deu o seguinte exemplo:

No café da manhã, a filha derruba uma xícara de café sobre a camisa branca do pai. Este, fica bravíssimo e grita com a garota. A menina chora, faz manha, acaba deixando a mãe brava. Nessa confusão toda, a perua escolar passa e, como ninguém atende seus chamados, vai embora. O pai então, vai ao quarto trocar a camisa e sai as pressas para levar a garota à escola. No trajeto, toma uma multa de alta velocidade e chegando ao escritório se dá conta de que esqueceu a pasta sobre o sofá de casa. Como se não bastasse, ao retornar ao lar encontra esposa e filha de cara fechada por causa de sua irritação desnecessária pela manhã...

Agora, verifique como a situação poderia ter sido mais simples, sem danos para nenhum dos envolvidos:

No café da manhã, a filha derruba uma xícara de café sobre a camisa do pai. Este, apesar de bravo, alerta para que a garota seja mais atenta da próxima vez, vai ao quarto e troca de roupa. Quando retorna, dá um beijo na filha que vai feliz para a escola, despede-se da esposa, pega a pasta e vai ao trabalho.

Nenhum comentário: